Load or Cast
Minha Retrospectiva 2021
"Fechando mais um ano de muito grind, Sandoiche recapitula seu 2021 no artigo de hoje na LigaMagic!"
27/12/2021 10:05 - 2.455 visualizações - 2 comentários
Sleeves na Buró

Olá! 

 

Talvez seja aquele clássico jargão da correria da vida adulta, talvez seja o fato de 2021 ter sido tão cheio de grind com múltiplos torneios para competir, preparação para eles nas ranqueadas e eventos para participar, estar por dentro e fazer a cobertura, mas o ano passou voando - e cá estamos, novamente, para mais uma Retrospectiva minha aqui na LigaMagic (as de 2019 e 2020 podem ser encontradas nos links).

 

Os dois anos anteriores foram incríveis para minha carreira enquanto jogador competitivo, com resultados de destaque internacional e boas premiações conquistadas, e nesse aspecto as expectativas de 2021 começaram lá em cima - mas se não foi possível exatamente replicar um resultado tão grandioso como nos dois anos anteriores, a combinação de consistência nas premiações e alguns troféus inéditos garantiram continuar na luta no cenário em 2021.


Por outro lado, minha faceta "produtor de conteúdo" avançou como nunca antes em 2021, e quando paro para pensar nos números em comparação aos anos anteriores me surpreende bastante continuar mantendo esse nível de crescimento, algo que se deve em parte também pela diversificação de conteúdo, trazendo também outros jogos e até mesmo um pouco mais dentro do próprio Magic além da rotina do grind dos torneios, como Brawl, discussões e até mesmo um pouco de Magic tabletop.

 

Produção de conteúdo

 

 

No momento da escrita do artigo, são cerca de 10.200 seguidores, 1,8 milhões de visualizações e mais de 420 inscritos/subscribers, mantendo a média de crescimento de seguidores, mas quase quadruplicando o número de visualizações e duplicando os inscritos. Além disso, a live atingiu o pico de espectadores simultâneos com 6.633 pessoas e foi a live de Magic: the Gathering mais assistida do Brasil no mês de Maio (estando consistentemente entre as mais assistidas do país todos os outros meses, e no período de um ano ficando atrás somente da própria LigaMagic).


Renovei o contrato para mais uma temporada junto da LigaMagic Bolts, com o time mantendo-se relevante tanto competitivamente com a participação dos membros em Championships e ganhando premiações de destaque nos circuitos independentes, como na produção de conteúdo, trazendo as lives do dia-a-dia e as co-transmissões dos grandes eventos internacionais de Magic.


Também mantenho a coluna semanal de artigos aqui na LigaMagic, onde produzi um total de 53 textos no ano contando com a publicação de hoje - três a menos que em 2020, mas ainda com uma média ligeiramente superior a um por semana.


Isso culmina no meu terceiro ano consecutivo vivendo exclusivamente da produção de conteúdo de Magic, e indo para o sexto ano tendo minha subsistência direta ou indiretamente ligada ao jogo. E nada disso seria possível sem a participação de todos que assistem, apoiam, patrocinam, investem e acreditam no meu trabalho: todo o staff da LigaMagic, os companheiros do Bolts, parceiros comerciais, o público e inscritos da Twitch que garantem que eu possa continuar focando em entregar o melhor conteúdo possível para vocês!

 

O Grind dos Torneios

 

 

Quando entramos na pandemia no começo de 2020, não sabíamos exatamente o que seria do jogo organizado a nível competitivo/profissional, além de irmos "vendo no que dava" junto dos próprios organizadores enquanto alguns circuitos se adaptaram à nova realidade do "somente online". Em contrapartida, para 2021 muitos desses circuitos já estavam bem estruturados e recorrentes, principalmente os independentes - que foram onde mirei a maioria dos meus esforços de grind no ano em busca das premiações.


Houveram vários torneios menores onde fui campeão ou "topei", terminando na zona de premiação: Campeão do HG One Hundred 1k e do Community Gaming Open 1k, vice-campeão do 5CH Intertiendas Latam Series e Top 8s/premiações em outros desses mesmos torneios, do NG Tour com Classics/Invitationals (torneios organizados pelo pessoal do HG Team) além de conseguir 1k dólares no Arena Open Standard em Julho.


Houveram também vários Dias 2 em Arena Open/Qualifier Weekend e vagas conquistadas para as finais do Mana Traders Series (no Standard, Vintage, Pioneer e 3 vezes no Modern), que me mantiveram no páreo para as grandes premiações, mas não exatamente se converteram em algo.


Entretanto, o único circuito de torneios que representava uma possibilidade de premiação e prestígio similar aos da Twitch Rivals e Magic LATAM Challenge seriam os Red Bull Untapped International no final do ano - e que mesmo havendo 6 eventos acontecendo, seria bastante difícil chegar até às finais em Portugal tendo de ser campeão de uma etapa individual com milhares de pessoas cada.


Dito isso, em termos de premiação meu desempenho foi satisfatório. No circuito do Red Bull Untapped International, foram duas premiações em dólares nas etapas classificatórias com dois vices-campeonatos nas divisões Bronze e Silver. Porém, sem sombras de dúvidas o ponto alto do ano foi o título do Mana Traders Series Legacy para uma premiação de 2k dólares, em um formato fora da minha "zona de conforto" (em uma plataforma e formato que jogo com menos frequência) que me consolidou como um jogador mais completo e respeitado no cenário.


Quanto à vaga no Pro Tour/Championship, esse ano acabou passando longe para mim, com o mais próximo de "chegar lá" sendo o Top 8 no PTQ Pioneer organizado pela Inside Games no começo do ano (onde só o campeão levava a vaga). Porém, acabou sendo uma consequência relativamente esperada considerando minha guinada mais para o lado circuitos independentes e produção de conteúdo.


E falando nesse lado, fui capaz de agregar um título bastante inesperado, porém inédito à galeria: vencendo um Torneio de Stop organizado pela Kaspersky com premiação e contra outros influenciadores em live!

 

 

O Futuro do Grind - Tabletop, Circuito LigaMagic?

 

 

Se ao final de 2020 estava completamente incerta a situação do Magic Tabletop em 2021, para 2022 temos muitas razões para estarmos mais otimistas. Algumas lojas retomaram os eventos a nível local, respeitando medidas de distanciamento e exigindo comprovante de vacinação/testes. 


Muitos já puderam ao menos matar a saudade de jogar com as cartinhas de verdade novamente - e embora talvez ainda não seja o momento para pensarmos em grandes eventos no Brasil, ao menos enxergamos uma possibilidade deles voltarem em algum momento de 2022, como já aconteceu em outros países lá fora ainda esse ano com o GP Las Vegas e outros eventos como 5ks/3ks no tabletop.


As próprias postagens da LigaMagic nas redes sociais falando sobre uma possível volta do Circuito LigaMagic animam bastante a ideia do "Gathering", e se talvez seja bem difícil para mim atualmente conciliar lives, paternidade e o grind online com competir também no tabletop, seria incrível ter a chance de participar de outras formas desse evento tão marcante para a minha carreira enquanto jogador - quem sabe como comentarista/staff/influenciador?


Já os torneios online certamente vieram para ficar (tendo em vista a chegada do Alchemy), e com um cronograma cheio para as lives eles continuarão compondo a maioria do meu tempo e esforço, principalmente os circuitos independentes valendo uma boa premiação em dólares. Quanto ao circuito oficial com os Championships, pretendo seguir na mesma premissa do ano passado: jogar os classificatórios que forem "alcançáveis". Nessa categoria, incluo especialmente os do Magic Arena (sem necessidade de grandes investimentos em inscrições com dólares no Magic Online) e outras chances vinculadas com algum outro grande torneio "por fora", como LATAM/Red Bull que por vezes dão vagas para o Championship.


Entretanto, minha prioridade continuará sendo a produção de conteúdo - focando mais na transmissão dos torneios que participo e trazer sempre as lives que vocês estão tão acostumados, com a rotina dos meus treinos e o grind público, ao invés de focar ao máximo em tentar ganhar uma vantagem competitiva "escondendo" listas/decks, por exemplo.


Que venha 2022!

 

 

E quanto a vocês, leitores, como foi o 2021 de Magic para vocês? Muito grind de torneios e eventos? E em relação a uma volta do Tabletop para 2022, o que acham? Compartilhem suas opiniões nos comentários!


Abraços e até a próxima!

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Matheus Akio Yanagiura ( sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, é jogador profissional, escritor e streamer de Magic: the Gathering, produzindo conteúdo com foco para o competitivo do jogo desde 2012. Membro da equipe de e-Sports LigaMagic Bolts desde sua formação inicial, dentre seus resultados destacam-se a classificação para o Neon Dynasty Championship, o título do ManaTraders Series Legacy, o vice-campeonato da Twitch Rivals e o Top 8 do Magic LATAM Challenge, além do bi-campeonato do Circuito LigaMagic Modern e Top 16 Grand Prix São Paulo 2018 no Magic Tabletop.
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 27/12/2021 19:43
Um monte de edicap pica e sem amagic presencial ate qnd a wizards acerta ela erra
(Quote)
- 27/12/2021 11:19
parabéns pelo ótimo ano e um 2022 ainda melhor!
Últimos artigos de Matheus Akio Yanagiura
As Faces do Mono Red no Explorer
De escolha econômica até uma poderosa opção, as várias faces do Mono Red no Explorer são o tema do artigo de hoje de Sandoiche aqui na LigaMagic!
4.091 views
As Faces do Mono Red no Explorer
De escolha econômica até uma poderosa opção, as várias faces do Mono Red no Explorer são o tema do artigo de hoje de Sandoiche aqui na LigaMagic!
4.091 views
Há 5 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Transmogrificando no Explorer
Colocar Agente da Traição e Titã da Indústria tão cedo quanto no terceiro turno tem sido o que uma boa parcela dos jogadores tem buscado fazer no Explorer - e em seu arti..
3.320 views
Transmogrificando no Explorer
Colocar Agente da Traição e Titã da Indústria tão cedo quanto no terceiro turno tem sido o que uma boa parcela dos jogadores tem buscado fazer no Explorer - e em seu arti..
3.320 views
Há 12 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
O Carro dos Anjos no Explorer
O CARRO DOS ANJOS ESTÁ PASSANDO NA SUA RUA! Sandoiche analisa a estratégia baseada em Presa-de-graxa, Chefe Okiba e Parélio II no Explorer!
4.514 views
O Carro dos Anjos no Explorer
O CARRO DOS ANJOS ESTÁ PASSANDO NA SUA RUA! Sandoiche analisa a estratégia baseada em Presa-de-graxa, Chefe Okiba e Parélio II no Explorer!
4.514 views
Há 19 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
O Standard pós-Championship
O Championship fixou bastante o metagame do Standard, mas e agora, quais serão os próximos passos? Sandoiche aborda o assunto em seu artigo de hoje aqui na LigaMagic!
3.315 views
O Standard pós-Championship
O Championship fixou bastante o metagame do Standard, mas e agora, quais serão os próximos passos? Sandoiche aborda o assunto em seu artigo de hoje aqui na LigaMagic!
3.315 views
Há 26 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Jundando no Standard
Report Streets of New Capenna Championship
3.133 views
Jundando no Standard
Report Streets of New Capenna Championship
3.133 views
24/05/2022 10:05 — Por Matheus Akio Yanagiura