Sleeves na Buró
O que eu espero do Magic em 2022
Minha carta aberta a Wizards of the Coast
01/01/2022 13:36 - 4.466 visualizações - 25 comentários
Load or Cast

Bom dia,

 

Os dois últimos anos foram bem duros para a sociedade, a pandemia do Coronavírus mudou completamente a maneira que vivemos mas principalmente mudou completamente a maneira que as pessoas passaram a se encontrar pessoalmente. O Magic sempre teve como seu grande atrativo os encontros sociais gerados por conta do jogo, sejam esses encontros, pequenos (mesa da cozinha), médios (loja local) ou grandes (eventos). Estes encontros no meu ponto de vista sempre fizeram e ainda fazem com que o Magic seja o melhor jogo do mundo. Em uma realidade onde encontros pessoais passaram a ser altamente restritos como a Wizards poderia manter esse sentimento vivo dentro do coração dos seus leais fãs de Magic: The Gathering? 

 

Eu confesso que relutei um pouco em escrever ou não esse texto porque à partir daqui irei começar a tocar em pontos muito sensíveis e começarei a expressar o meu ponto de vista sobre coisas que apesar de eu acreditar muito nas minhas convicções eu entendo perfeitamente diferentes pontos de vista. 

 

A medida que o mundo parecia estar começando a se preparar para um cenário pós-pandemia, uma nova variante surgiu e a sociedade que não quer cometer os erros do passado recente, voltou a tomar altas medidas de restrição para previnir o avanço da nova variante. Eu acho importante começar com essa introdução para vocês entenderem que todos os meus questionamentos e pedidos que eu farei a partir daqui para a Wizards of the Coast é imaginando um cenário onde nós ou aprenderemos a viver com a pandemia ou que ela não exista mais. 

 

Como parte da minha rotina de trabalho, todos os dias uma das primeiras coisas que eu faço é abrir o site Magic.gg, para quem não conhece este é um dos sites oficiais da Wizards onde são postadas as coisas relacionadas ao Magic, principalmente competitivo. E o plural da minha sentença anterior está relacionado com o meu primeiro "pedido". 

 

● Eu gostaria que a Wizards voltasse a ser uma empresa organizada

 

Quando eu comecei a jogar Magic, muitos e muitos anos atrás eu lembro exatamente que eu precisava acessar um único site e nele eu encontraria todas as informações relacionadas a qualquer coisa sobre o jogo. Torneios, produtos, decks, agenda, cobertura de eventos? www.Wizards.com/Magic. Hoje em dia se você não acessar quatro ou cinco páginas, seguir os canais do twitter, youtube e mais algumas outras coisas, é impossível você saber tudo que está acontecendo com o jogo, e essa é apenas a minha primeira crítica a organização da empresa. 


No Magic competitivo então o problema é ainda bem maior. Eu não tenho como não lembrar do Juliano de 17 anos de idade se preparando para jogar os campeonatos regionais de Magic, que tinha o sonho de jogar o Campeonato Brasileiro de Magic. Eu abria o site, pegava uma folha de papel, uma caneta e começava a anotar, anotar e ali eu anotava todos os torneios que eu iria jogar durante os próximos TRÊS, QUATRO... MESES! Vocês sabem como funciona o calendário de eventos competitivos de Magic hoje?

 


Calendário de eventos oficiais

 

Primeiro ponto, torneios que já passaram aparecendo no calendário, falta de atualização ou seja falta de organização. Segundo ponto, 1 evento marcado para janeiro de 2022 e nada mais? Todo mundo sabe que vai ter Arena Open, porque ele não está aparecendo no site oficial do Magic? Ou seja, falta de organização. Entendam que a minha crítica não é sobre ter menos torneios ou menos atenção que o jogo competitivo já teve um dia, é o fato da total desorganização para passar isso para os consumidores. Enquanto eu escrevo esse texto o calendário está assim como na foto acima, daqui a trinta minutos eles podem sair adicionando 3,4 eventos para Janeiro. Preparação? Planejamento? Organização? Os jogadores que lidem com isso. Esse é um excelente gancho para o meu próximo pedido. 

 

● O Magic mudou durante a pandemia ou a pandemia mudou o Magic? 

 

Eu gostaria muito que a Wizards respondesse esse questionamento pois se voltarmos dois anos no tempo, o Magic era completamente diferente do que é hoje. Nós brasileiros estávamos bem próximos de poder jogar um dos raros Grand Prix Sul-americanos, tudo foi cancelado às pressas pois o Coronavírus chegou, a pandemia começou, tudo fechou e está tudo bem, acredito que todo mundo entende isso e respeita a decisão da empresa naquele momento. Mas chegou a hora da empresa se pronunciar sobre o futuro, eles precisam dizer algo mais concreto sobre como eles imaginam o jogo em um cenário pós-pandemia. Existem vários "motivadores" que levam uma pessoa a comprar uma carta ou um baralho de Magic, entre esses motivos existe sim o jogador que faz um investimento em cartas físicas pensando em participar de grandes eventos. Alguns baralhos Modern(formato do nosso GP cancelado), custam na faixa de 2,3,4 até 5 mil reais! E nada de "enrolar", nós queremos saber e nós queremos saber o mais rápido possível, chega de anúncios de anúncio (outra coisa que poderia acabar em 2022, rs.). 

 

● Eu gostaria que o Magic voltasse a ser um jogo à frente do seu tempo. 

 

Na minha opinião o Magic sempre foi um jogo à frente de seu tempo, quando a "bolha" dos esportes eletrônicos explodiu e competições online começaram a pagar muito dinheiro o MTGO já estava em sua terceira versão, eu mesmo já recebia um bom salário jogando Magic Online e já tinha conhecido três países diferentes por conta do jogo. Em algum momento isso se perdeu e o Magic hoje parecer correr atrás do prejuízo com o MTG Arena, um programa ainda com muitos problemas e uma economia no mínimo questionável. Hoje a grande bolha do momento são os jogos utilizando NFT's(non-fungible token), que utilizam exatamente o mesmo conceito que o MTGO já utilizava à mais de 10 anos atrás, eu não estou dizendo que o Magic Online deveria ou não se tornar um NFT e estar em alguma BlockChain, talvez ele deveria ou talvez não, o que estou dizendo é que a Wizards já esteve na vanguarda dessas inovações e hoje não está mais. 

 

● Eu gostaria que o MTG Arena se parecesse mais com o Magic Tabletop

 

Jogar Magic Online para mim sempre foi uma extensão da minha experiência do jogo físico, quando o MTG Arena surgiu um dos muitos planos da empresa era trazer o formato Pioneer para o Arena e isso com o tempo acabou se perdendo, nós tivemos primeiro o Histórico(formato exclusivo do Arena), depois cartas exclusivas para o formato que não existem fisicamente e agora por último o lançamento do Alchemy mais um formato exclusivo do Arena com cartas que não existem fisicamente. Cada vez mais a experiência no MTG Arena vai se distanciando do tabletop e esse é um movimento que não me agrada. 

 

● Eu gostaria de uma economia melhor no MTG Arena

 

Como dito acima recentemente a Wizards lançou o formato Alchemy e na minha opinião ela usou uma estratégia muito agressiva de lançamento. Eu estava analisando alguns decks Alchemy e pude notar que a média de coringas raros e míticos é superior a 30, isso mesmo 30! Antes mesmo que a comunidade pudesse "farmar" novos coringas para construir seus baralhos a Wizards já definiu que os próximos grandes eventos do Arena (Open e Qualifier), serão já no novo formato. Eu sei que existe sim a possibilidade de ser "free to play" no Arena mas uma novidade dessas tão grande e já chegando com tanta relevância para os grandes eventos da plataforma acaba com a economia de qualquer um, na minha opinião eles poderiam ter introduzido de uma forma mais natural e não tão forçada como foi. 

 

Para concluir gostaria de destacar que o título do texto está escrito "O QUE EU ESPERO", não necessariamente é o que vai acontecer e tampouco estou trazendo nenhuma informação ou furo sobre alguma novidade no jogo, é apenas a minha opinião e alguns questionamentos. 


Gostaria de destacar também que eu entendo perfeitamente que o jogo mudou e jamais será o mesmo, a Wizards como qualquer outra empresa tem erros e acertos, eu acho que se tivesse que resumir tudo em uma grande crítica final seria pedir que a Wizards aprenda com seus erros do passado e valorize as coisas boas que eles já fizeram, são quase 30 anos de história e com certeza não é por acaso que o Magic tem a legião de fãs que ele tem hoje. O jogo é incrível, os fãs são fiéis e não "abandonaram" o jogo nem mesmo no momento mais complicado da sua história, agora durante a pandemia. O que eu espero de verdade é que isso seja recíproco e que a Wizards não nos abandone quando a pandemia passar. Eu gosto do Online, eu respeito e entendo seu valor mas "make a tabletop great again".

 

E vocês, o que esperam do Magic em 2022?

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 11/01/2022 12:54
Meus parabéns pelo artigo!
(Quote)
- 10/01/2022 08:45
Adorei o artigo Juliano, você parece ser um mestre no nosso querido jogo colecionável
(Quote)
- 06/01/2022 11:15
a Liga Magic ainda respira! Depois daquela passada de pano para o Alchemy, enfim alguém lucido. Vamos esperar que tudo isso ocorra.
(Quote)
- 05/01/2022 09:37
boa parabens pelo artigo.
(Quote)
- 03/01/2022 15:18
Finalmente um artigo lúcido na liga, pq andam passando um pano legal sobre o momento do magic...
Parabéns pelo artigo, muito bom.
Últimos artigos de Juliano Gennari
Alchemy Horizons: Baldurs Gate
Conheça a nova coleção de Alchemy e suas novas mecânicas, Alchemy Horizons: Baldur's Gate.
2.708 views
Alchemy Horizons: Baldurs Gate
Conheça a nova coleção de Alchemy e suas novas mecânicas, Alchemy Horizons: Baldur's Gate.
2.708 views
Há 1 dia — Por Juliano Gennari
Os caminhos para o Pro Tour
Tabletop, Arena ou MTGO, saiba como participar dos grandes eventos competitivos de 2023
2.319 views
Os caminhos para o Pro Tour
Tabletop, Arena ou MTGO, saiba como participar dos grandes eventos competitivos de 2023
2.319 views
Há 3 dias — Por Juliano Gennari
Apresentando Double Masters 2022
Todos os detalhes sobre a nova Masters de Magic
9.449 views
Apresentando Double Masters 2022
Todos os detalhes sobre a nova Masters de Magic
9.449 views
Há 9 dias — Por Juliano Gennari
Secret Lair: Superdrop de Junho
Novos drops de Secret Lair e também o "Dragon drop"
8.430 views
Secret Lair: Superdrop de Junho
Novos drops de Secret Lair e também o "Dragon drop"
8.430 views
Há 12 dias — Por Juliano Gennari
Atualização: Banidas e Restritas - 07/06/2022
Novidades nos formatos Explorer e Pioneer
10.978 views
Atualização: Banidas e Restritas - 07/06/2022
Novidades nos formatos Explorer e Pioneer
10.978 views
Há 18 dias — Por Juliano Gennari