Sleeves na Buró
Hora do Pauper - Destaques de CLB para o Pauper
Avaliando as opções que o retorno da Forgotten Realms traz para o Pauper
10/06/2022 10:05 - 6.900 visualizações - 15 comentários
Sleeves na Buró
E aí, galera, tudo bem? Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho apresentar alguns destaques da nova edição Commander Legends: Batalha pelo Portão de Baldur para o formato Pauper. Como era de se esperar, adições foram feitas e, mesmo que pensadas para o Limitado, agregarão opções interessantes ao formato. Com opções bem mais relevantes que a primeira passagem por Forgotten Realms, mas com bem menos power level que a primeira Commander Legends, a edição oferece cartas que começam a construir melhorias dentro do formato. Sem mais delongas, vamos às cartas! Obs: não irei apresentar opções de downgrades nesse artigo, pois as cartas em si já são novidades para o formato.
 
 
 
- Menções honrosas
 
    
 
Portões: Mesmo que o Portao do Basilisco tenha uma estratégia interessante e que seria muito bom ter no formato, estamos muito distantes de um cenário onde isso resolva jogos.
 
Aventura: Quando Trono de Eldraine trouxe a mecânica de Aventura, fiquei bem feliz em ver que algumas eram comuns. Porém, nenhuma era boa o suficiente para ver jogo no formato. Temos opções nas cinco cores e elas são similares: as mágica são simples e úteis para o Pauper, mas as criaturas têm valor de mana alto e dificultam o uso. Por estarem numa mesma carta, acho possível aparecerem em alguma lista. Quero destacar duas, não necessariamente por serem as melhores, mas por suas habilidades serem relevantes:
 
● Naga Ancia // Espirais Banidoras: A mágica é um hate que exila e a criatura tem um bom corpo com vigilância que força o oponente a lidar com ela em seu próprio turno.
 
● Guardiao Pegaso // Resgatar o Potro: a mágica consegue proteger uma criatura ou interagir com criaturas que tenham ETB. A criatura pode ser facilmente removida, mas considerando que o formato possui tantos bounce ou efeitos de blink, ganhar uma criatura 1/1 que voa por turno me parecer ser um bom negócio.
Falando em blink, Turvar chega como um meio termo entre Efemerar e Bruxuleio Fantasmagorico, por ter apenas um alvo e se repor comprando uma carta.
 
Aarakocra Furtivo vem como uma opção interessante para usar a habilidade de Assumir a Dianteira, que é uma mistura de Masmorra com Monarca, já que desencadeia uma vez por turno e pode ser perdida tomando dano de combate. Acredito que possui um valor de mana alto pelo que oferece, mas essa habilidade pode valer a pena.
 
Ainda me pergunto se Bolorentos é o que faltava para decks de sacrifício, já que esse arquétipo já possui vários ativadores, falhando em ter definidores de partidas.
 
 
- Olhos Noturnos
 
 
Ainda espero por um ótimo equipamento para o formato, porém esses óculos me animaram por encaixá-los em alguns decks. Mesmo tendo mana colorido em seu valor de mana, possui um custo que não é proibitivo. Usar vidência e ainda poder comprar uma carta é definitivamente algo necessário num metagame tão voltando para a vantagem de cartas, como temos hoje. Talvez em decks de blink seja mais difícil, porém alguns decks azuis ficariam interessantes com essa carta.
 
 
- Voces se Encontram numa Taverna 


 
Fazia um tempo que não recebíamos um downgrade interessante. Esse feitiço fica melhor por ser modal, já que possui um Guiar o Estouro nerfado, porém seu buff em criaturas melhora sua aplicação. Inicialmente, parece ser uma boa adição para o deck de Elfos, já podem repovoar o campo ou definir suas partidas.
 
 
- Arma de Sopro
 
 
O formato nunca foi o mesmo depois de Canhonada Ardente e agora temos uma opção que causa menos problema ainda. O Comodoro da Frota Carmesim é uma criatura que sempre tem aparecido em decks midrange com vermelho, sendo assim em algumas situações seu oponente ainda poderia ter alguma vantagem. Não vejo dragões relevantes aparecendo no formato, então temos uma pequena melhoria.
 
- Bracos de Hadar
 
 
Acho que a maior vantagem dessa carta é oferecer uma opção de remoção em massa que não cause dano em tudo, ou seja, efeitos similares a Ratos da Cripta ou Pestilencia. Além disso, esse feitiço afeta apenas as criaturas do jogador alvo, por tanto temos uma ótima adição ao formato. O problema é só não vermos adições de criaturas na mesma proporção que vemos de remoções.
 
- Artifice Kenku
 
 
Chegamos na carta mais polêmica da edição. E já começo dizendo que eu entendo e vou procurar não reclamar se ela for banida. Obviamente que ela por si só é simples, mas ainda temos terrenos artefatos indestrutíveis no formatos, que combinados com Efemerar, irão produzir um exército de criaturas com evasão e extremamente difíceis de serem lidadas. O Jeskai Ephemerate é um deck que já havia crescido e possui grande recursão e às vezes carecia de formas para lidar mais rápido com as partidas e parece que ele encontrou.
 
E você, o que achou das cartas de Commander Legends: Batalha pelo Portão de Baldur que eu destaquei? Acha que outras cartas deveriam estar aqui? Eu acredito que a edição trouxe bem menos problemas que o primeiro Commander Legends e isso é importante. Mesmo sabendo que o formato não entra em avaliação durante o processo criativo, fico feliz em ver que as cartas comuns estão balanceadas. Acredito que haja mais cartas que mereçam testes, mas no metagame atual elas precisam fazer um pouco mais do que o simples para serem relevantes. Deixem nos comentários suas opiniões! Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise. Um abraço a todos e até mais!
Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu o
formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo host do PauperView e cohost do RakdosCast.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 13/06/2022 18:08

Eu achei o power level relativamente alto. Não chega a ser um MH da vida, mas foi bem superior a qualquer coleção standard (tirando kamigawa que foi absurdo kkkkk)

(Quote)
- 13/06/2022 11:04

opa! a coleção em si não tem um power level mto alto, então isso impactou no nível das comuns. Mas, a questão de esperar tanto assim, pressupõe que a WotC leva em consideração o formato em qualquer instância da equipe de R&D, o que já foi confirmado pelo Aaron Forsythe e Gavin Verhey que não acontece. Acho que o Pauper merece também, mas ainda não chegou nossa hora... valeu!

(Quote)
- 13/06/2022 11:01

valeu meu querido!!!

(Quote)
- 13/06/2022 11:00

opa! eu acho possível, mesmo não querendo. já informaram que estão ponderando...acho válido como o metagame irá se comportar nas próximas semanas. Valeu!

(Quote)
- 13/06/2022 10:59

valeu meu querido!!!

Últimos artigos de Heli Mateus
Hora do Pauper - Destaques de Double Masters para o Pauper
São tantos downgrades que essa edição deveria ser chamada de Pauper Masters!
8.381 views
Hora do Pauper - Destaques de Double Masters para o Pauper
São tantos downgrades que essa edição deveria ser chamada de Pauper Masters!
8.381 views
01/07/2022 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Artefato é o novo Azul
Avaliando a evolução do metagame após os últimos banimentos
6.128 views
Hora do Pauper - Artefato é o novo Azul
Avaliando a evolução do metagame após os últimos banimentos
6.128 views
19/05/2022 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Destaques de SNC para o Pauper
Opções comuns da máfia de Ruas de Nova Capenna
7.413 views
Hora do Pauper - Destaques de SNC para o Pauper
Opções comuns da máfia de Ruas de Nova Capenna
7.413 views
27/04/2022 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Fazendo o dobro pela metade
Como o novo (velho) Boros voltou ao metagame.
7.878 views
Hora do Pauper - Fazendo o dobro pela metade
Como o novo (velho) Boros voltou ao metagame.
7.878 views
09/03/2022 10:46 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Destaques de NEO para o Pauper
Analisando como as novas adições combinam com as velhas tradições do formato
8.663 views
Hora do Pauper - Destaques de NEO para o Pauper
Analisando como as novas adições combinam com as velhas tradições do formato
8.663 views
18/02/2022 10:05 — Por Heli Mateus