Load or Cast
Desaprovando no Modern
A carta desaprovar é muito complexa e sempre desperta muitas dúvidas, chegou a hora de entender de uma vez por todas as interações com essa carta.
16/06/2022 10:47 - 6.825 visualizações - 30 comentários
Sleeves na Buró

No final de Março de 2022 a Wizards anunciou o retorno ao Pro Tour. Com esse anúncio veio a esperança de torneios de Magic presenciais no cenário local (os RCQs), e o futuro está apenas há poucas semanas de distância, logo na esquina vemos o mês de Julho, trazendo com ele a primeira temporada dos Regional Championship Qualifiers.

 

Esses torneios acontecerão por todo o Brasil (https://www.ccgeventos.com.br/ccg-qualifiers) e a sua grande maioria será nos formatos Modern e Pioneer, já que os outros dois formatos possíveis (Standard e Selado) não são populares ou baratos o suficiente aqui no Brasil. Com isso em mente, esse artigo trás a você algumas das interações de regras mais interessantes desses dois formatos.

 

Mas primeiro, um agradecimento a minha querida avó, Clotilde Benvenho, que facilitou a realização de um sonho (ela colocou fogo na carta enquanto eu segurava com uma mão e a carta com a outra).

 

 

Aviso aos desavisados, as cartas de Magic queimam de forma não uniforme e algo no material da carta faz ela pegar fogo muito rápido. Hipoteticamente, alguém poderia queimar o dedo ou perder as sobrancelhas.

 

Na parte do Modern, não tem carta pior do que Dress Down, eu vou falar apenas sobre ela, porque o resto é simples o suficiente de entender.


 

O texto parece bastante simples, não é? Criaturas perdem todas as habilidades, o que poderia dar errado?

 

Ragavan, Afanador Agil conjurado com Dash.

 

Não importa a ordem em que essas cartas entraram no campo de batalha, caso ambos estejam aí e Ragavan, Afanador Agil foi conjurado com Dash, então ele não terá ímpeto e irá retornar à mão de seu controlador no início da sua etapa final (sim, isso foi ou ainda é um bug no MOL)

 

702.109a Dash represents three abilities: two static abilities that function while the card with dash is on the stack, one of which may create a delayed triggered ability, and a static ability that functions while the object with dash is on the battlefield. “Dash [cost]” means “You may cast this card by paying [cost] rather than its mana cost,” “If this spell’s dash cost was paid, return the permanent this spell becomes to its owner’s hand at the beginning of the next end step,” and “As long as this permanent’s dash cost was paid, it has haste.” Casting a spell for its dash cost follows the rules for paying alternative costs in rules 601.2b and 601.2f–h.

 

Vamos destrinchar o que quer dizer esse monte de texto. A primeira parte permite castar Ragavan com Dash, até aí tudo bem, porque Dress Down não remove habilidades de cartas que estão em outras zonas.


A segunda parte diz que, se o custo de Dash foi pago, então devolva a permanente no início da etapa final. Essa parte não é uma habilidade da criatura, é uma delayed triggered ability que é criada quando Ragavan é conjurado com Dash. Ragavan pode perder habilidades, mudar de controlador, mudar de tipo, deixar de ser criatura, dançar macarena, realmente não importa, caso o objeto ainda esteja no campo de batalha, ele é devolvido na etapa final.


A terceira parte é referente a habilidade de ímpeto, e ela é em si uma habilidade do Ragavan, e mesmo tendo uma timestamp mais recente que Dress Down, nós caímos em um caso de dependência. Por causa disso, Ragavan nunca terá ímpeto enquanto Dress Down estiver no campo de batalha (não importa se Dress Down foi conjurada em resposta ao trigger, depois ou antes que Ragavan entrou).

 

613.8a An effect is said to “depend on” another if (a) it’s applied in the same layer (and, if applicable, sublayer) as the other effect; (b) applying the other would change the text or the existence of the first effect, what it applies to, or what it does to any of the things it applies to; and (c) neither effect is from a characteristic-defining ability or both effects are from characteristic-defining abilities. Otherwise, the effect is considered to be independent of the other effect.

 

Já entendeu o porquê de Dress Down ser uma carta chata? :)

 

- Magus of the Moon

 


 

Aqui temos a aplicação de camadas novamente. Magus of the Moon atua na camada 4, transformando todos os terrenos não básicos em montanhas. Dress Down atua na camada 6, fazendo criaturas perderem todas suas habilidades. Acontece que, por causa que Dress Down atua em uma camada que está acima da camada em que Magus of the Moon atua, isso não vai afetar o que aconteceu nas camadas inferiores, ou seja, terrenos não básicos continuarão sendo Montanhas.

 

Ah, e não importa quando essas permanentes entraram no campo de batalha. O conceito de timestamp só se aplica quando múltiplos efeitos contínuos estão atuando na mesma camada.

 

- Elementais

 

    

 

● Dress Down está em jogo, posso conjurar meu elemental usando o custo de Evoke?

 

Pode. Dress Down afeta apenas permanentes que estão no campo de batalha. Como os elementais (Solitude e companhia) possuem habilidades que funcionam da mão (conjurar pagando o custo de Evoke), esse custo pode ser pago para conjurar a carta.

 

● Beleza, Dress Down em jogo, paguei o custo de Evoke e minha Solitude entrou, o que acontece?

 

Nada. Você tem um bicho. Nenhuma habilidade irá desencadear, isso significa que você não vai precisar sacrificar sua criatura, mas também significa que não vai ter o trigger de exilar uma criatura alvo.

 

● E se eu fizer uma Solitude com Evoke, ela entra no campo de batalha, e quando os triggers dela desencadearem, um Dress Down entra em jogo?

 

Esse Dress Down não vai mudar nada. Dress Down não remove habilidades que estão na pilha, mesmo que a criatura não tenha mais habilidades, ela já colocou as habilidades na pilha e elas vão resolver normalmente.

 

● Como Dress Down interage com Murktide Regent?

 

Assim como no caso dos elementais, Murktide Regent pode ser conjurado usando Delve. No entanto, quando ele entrar no campo de batalha, o pobre coitado não vai ganhar nenhum marcador, não importa quantos instantes ou feitiços você exilou.

 

● E com Walking Ballista?

 

O mesmo é verdade para criaturas que entram no campo de batalha com marcadores. Por exemplo, Walking Ballista entra no campo de batalha com X marcadores, aonde XX é o custo de conjurar Walking Ballista. Não importa o valor pago para o bicho, ele vai entrar no campo de batalha com 0 marcadores.

 

● E com Tarmogoyf?

 

Tarmogoyf possui uma habilidade definidora de característica que atua na camada 7a. Como Dress Down atua em uma camada anterior (na 6) removendo todas as habilidades, o Goyf vai ser um simples 0/1.

 

Cansei, chega de Dress Down, tô me sentindo sujo. E você, pessoa que joga com Dress Down, deveria se sentir suja também. Vamos ver um pouco de Pioneer.

 

Efeitos de Cópia (mais camadas) com Reflection of Kiki-Jiki. Deixando de lado o fato de que essa carta é extremamente forte e não deveria existir, ela não interage bem creature-lands. Se você animar um Den of the Bugbear e usar a habilidade de Kiki para fazer uma cópia, você terá uma ficha que é um terreno (não criatura) que irá entrar virado se você controlar 2 ou mais outros terrenos e é isso. Parece bem ruim, não faça isso em uma partida.

 

Habilidades de Mana com Nyktos, Santuario de Nyx: você não consegue responder uma pessoa ativando a habilidade de Nykthos para gerar mana, o que significa que, a partir do momento que um jogador ativar a habilidade de Nykthos, ela vai resolver, gerar mana e então os jogadores irão receber prioridade. Mas pera, existe um truquezinho contra o Mono G devotion. O turno 2 pode ser bem quebrado se ele tiver elfo, fizer Nykthos, Burning-Tree, Burning-Tree, Nissa. Para você evitar isso, no momento que Burning-Tree entrar no campo de batalha, responda matando ela. Ela tem uma habilidade desencadeada que gera mana, no entanto, essa habilidade não é uma habilidade de mana (sim, Magic é estranho) e você pode responder a habilidade.

 

Efeitos de Substituição com Kalitas, Traidor de Ghet e Rest in Peace. Kalitas não tem uma habilidade desencadeada, ele tem um efeito de substituição, isso significa que não é opcional e é obrigação de ambos os jogadores lembrarem do efeito de Kalitas. Mas tem mais, suponha que Rest in Peace está em jogo e uma criatura é destruída do outro lado da mesa do Kalitas. Uma criatura sendo destruída iria ser colocada no cemitério, mas tanto Rest in Peace quanto Kalitas tentam substituir esse evento e exilar a criatura. Qual jogador decide o que acontece? Sempre o jogador afetado ou que controla o objeto afetado. O que significa é que, o oponente do Kalitas pode escolher se o controlador do Kalitas irá fazer uma ficha ou não.

 

Bom pessoal, isso é tudo por hoje. Quais interações de Magic te deixam com dúvidas? Mande aí nos comentários e farei o máximo para responder todo mundo :)

Antonio Zanutto ( tunicoberno)
Juiz de Magic nível 2, participou três vezes do Pro Tour.
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 25/06/2022 08:58

Ahh sim, ficou claro. Não havia visto por esse lado. Obrigado pela ajuda 😊

(Quote)
- 24/06/2022 11:37

Vamos lá.
Como que uma carta pode aplicar um efeito de substituição na própria entrada se ela não estava em jogo para gerar esse efeito de substituição?
Funciona mais ou menos assim.
Cartas que possuem efeito de substituição em sua entrada no campo de batalha primeiro fazem uma projeção dela própria no campo de batalha, essa projeção que calcula todos os efeitos em jogo que seriam aplicados na carta real que vai entrar em campo.
Assim, essa projeção vai verificar que o Murktide/Balista não terão habilidades por causa do Dress Down e por isso eles entram sem marcadores, já que não possuem mais o texto do efeito de substituição.

Não sei se ficou claro mas é por ai.

(Quote)
- 24/06/2022 08:04
Minha duvida é: porque dress down afeta o efeito de substituição da murktide e balista? Os marcadores já não entram junto com a criatura antes de dress down ter efeito sobre ela?
(Quote)
- 21/06/2022 03:18

Amigo, você está se fazendo de ridículo, a zona de remoção deixou de existir em 2010 quando a regra mudou e remover de jogo parou de ser usado e virou exilar. Há de se fazer uma ressalva que o exílio é mais complexo do que era a antiga zona de remoção e é usado de maneiras mais diversas do que se via antigamente com a zona de remoção, então é parecido mas não idêntico. Leia o artigo que você mesmo lincou e veja...

Acho q é por isso que você acha Magic simples...

(Quote)
- 20/06/2022 21:41

Leia o arquivo que mandou

Últimos artigos de Antonio Zanutto
Tudo que rolou no SCG Con Syracuse
Um evento Modern com premiação de 30 mil dólares
7.063 views
Tudo que rolou no SCG Con Syracuse
Um evento Modern com premiação de 30 mil dólares
7.063 views
Há 26 dias — Por Antonio Zanutto
A visão dos Grinders sobre o Magic Competitivo brasileiro
Entrevistei alguns dos principais nomes do cenário nacional para saber o que eles estão achando sobre o momento atual do Magic competitivo
5.573 views
A visão dos Grinders sobre o Magic Competitivo brasileiro
Entrevistei alguns dos principais nomes do cenário nacional para saber o que eles estão achando sobre o momento atual do Magic competitivo
5.573 views
29/06/2022 10:05 — Por Antonio Zanutto
Matemágica
Matemática e Magic tem tudo a ver
4.166 views
Matemágica
Matemática e Magic tem tudo a ver
4.166 views
27/05/2022 10:05 — Por Antonio Zanutto
Nas Ruas do Modern
Análise do impacto de Streets of New Capenna no formato Modern
3.544 views
Nas Ruas do Modern
Análise do impacto de Streets of New Capenna no formato Modern
3.544 views
18/05/2022 10:05 — Por Antonio Zanutto
50 escamas mais duras
Continuação de "50 tons de escamas"
4.768 views
50 escamas mais duras
Continuação de "50 tons de escamas"
4.768 views
13/04/2022 10:05 — Por Antonio Zanutto